Ementa
Construção de conhecimento musical a partir da audição contextualizada de músicas de diferentes culturas, gêneros e períodos históricos. Reconhecimento básico de elementos como timbre, textura, ritmo, dinâmica, forma, estilo, gênero. Apresentação de informações fundamentais acerca da prática e da produção musical ocidental, desde a Antiguidade até o Século XX.
Objetivos
- Construir um conceito de Música a partir de reflexões que levem em consideração as experiências pessoais e o consenso contextual, lastreando-se na audição e análise de músicas de várias partes do mundo
- Incentivar a observação crítica da diversidade musical brasileira
- Possibilitar o reconhecimento auditivo e contextual básico de vozes, instrumentos e elementos musicais, nas suas variedades e idiossincrasias
- Apresentar os períodos históricos principais da Música ocidental através dos contextos sociais, das formas musicais, compositores expressivos e principais elementos estilísticos
Conteúdo Programático
- O que é Música?
- Perspectivas, definições, conceitos
- Músicas do mundo
- Usos e funções, conceitos, diversidade
- Exemplos variados (África, Oriente, Oceania, etc)
- Diversidade musical brasileira
- Matriz africana
- Matriz indígena
- Música dita popular
- MPB, Pop, Gospel, Funk, Rock, Choro, Samba, Brega, Eletrônica…
- Alguns elementos da música ocidental
- Timbre, textura, dinâmica, forma, estilo, gênero…
- Harmonia, melodia e ritmo
- Instrumentos musicais e voz humana
- Algumas formações (orquestras e conjuntos)
- Períodos históricos da Música ocidental
- Antiguidade
- Idade Média
- Renascimento
- Barroco
- Clássico
- Romântico
- Século XX
Avaliação
Trabalho escrito com reflexão crítica aprofundada acerca de um tópico do conteúdo programático.
Bibliografia Básica
(em construção)
Candé, Roland. 2001. História universal da música. São Paulo: Martins Fontes.
Grout, Donald and Claude Palisca. 1994. Historia da musica ocidental. Lisboa: Gradiva, 1. ed..
Mariz, Vasco. 1994. Historia da musica no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizacão Brasileira, 4a. ed., rev. e ampliada..
Sanches, Pedro. “A carapuça serve em todos.” Revista da Cultura (32): 30-34.
Wisnik, José. 1989. O som e o sentido: uma outra história das músicas. Editora Companhia das Letras, http://bit.ly/wisnik2006.
Bibliografia Complementar
(em construção)
Blacking, John. 1974. How Musical Is Man? Seattle: University of Washington Press, http://ethnomuscyber.net/blacking1974.
Oliveira Pinto, Tiago. 2001. “Som e música. Questões de uma Antropologia Sonora.” Revista de Antropologia, 44 (1): 221-286.
Repositório