Apreciação Musical

Ementa

Construção de conhecimento musical a partir da audição contextualizada de músicas de diferentes culturas, gêneros e períodos históricos. Reconhecimento básico de elementos como timbre, textura, ritmo, dinâmica, forma, estilo, gênero. Apresentação de informações fundamentais acerca da prática e da produção musical ocidental, desde a Antiguidade até o Século XX.

Objetivos

  • Construir um conceito de Música a partir de reflexões que levem em consideração as experiências pessoais e o consenso contextual, lastreando-se na audição e análise de músicas de várias partes do mundo
  • Incentivar a observação crítica da diversidade musical brasileira
  • Possibilitar o reconhecimento auditivo e contextual básico de vozes, instrumentos e elementos musicais, nas suas variedades e idiossincrasias
  • Apresentar os períodos históricos principais da Música ocidental através dos contextos sociais, das formas musicais, compositores expressivos e principais elementos estilísticos

Conteúdo Programático

  • O que é Música?
    • Perspectivas, definições, conceitos
  • Músicas do mundo
    • Usos e funções, conceitos, diversidade
    • Exemplos variados (África, Oriente, Oceania, etc)
  • Diversidade musical brasileira
    • Matriz africana
    • Matriz indígena
    • Música dita popular
      • MPB, Pop, Gospel, Funk, Rock, Choro, Samba, Brega, Eletrônica…
  • Alguns elementos da música ocidental
    • Timbre, textura, dinâmica, forma, estilo, gênero…
    • Harmonia, melodia e ritmo
    • Instrumentos musicais e voz humana
    • Algumas formações (orquestras e conjuntos)
  • Períodos históricos da Música ocidental
    • Antiguidade
    • Idade Média
    • Renascimento
    • Barroco
    • Clássico
    • Romântico
    • Século XX

Avaliação

Trabalho escrito com reflexão crítica aprofundada acerca de um tópico do conteúdo programático.

Bibliografia Básica
(em construção)

Candé, Roland. 2001. História universal da música. São Paulo: Martins Fontes.
Grout, Donald and Claude Palisca. 1994. Historia da musica ocidental. Lisboa: Gradiva, 1. ed..
Mariz, Vasco. 1994. Historia da musica no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizacão Brasileira, 4a. ed., rev. e ampliada..
Sanches, Pedro. “A carapuça serve em todos.” Revista da Cultura (32): 30-34.
Wisnik, José. 1989. O som e o sentido: uma outra história das músicas. Editora Companhia das Letras, http://bit.ly/wisnik2006.

Bibliografia Complementar
(em construção)

Blacking, John. 1974. How Musical Is Man? Seattle: University of Washington Press, http://ethnomuscyber.net/blacking1974.
Oliveira Pinto, Tiago. 2001. “Som e música. Questões de uma Antropologia Sonora.” Revista de Antropologia, 44 (1): 221-286.

Repositório

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